Para a saúde do coração, siga as nozes e castanhas
Uma nova pesquisa sugere que a delícia crocante de amendoins, nozes, castanhas de caju e outros pode ser exatamente o que o seu coração precisa.
O estudo não conseguiu provar uma relação de causa e efeito. Contudo, a análise dos dados de saúde de mais de 61.000 suecos a partir de 45 anos de idade observou que comer nozes e castanhas regularmente estava ligado a menores riscos de insuficiência cardíaca e de uma arritmia cardíaca chamada fibrilação atrial (“FA”).
Nozes e castanhas em moderação são um tipo mais saudável de proteína em comparação a outras dietas e podem estar, possivelmente, associadas a uma melhor saúde cardiovascular.
No novo estudo, uma equipe liderada por Susanna Larsson, do Instituto Karolinska em Estocolmo, acompanhou a saúde dos participantes do estudo durante 17 anos ou até sua morte, o que ocorresse antes.
Depois de levar em consideração idade e sexo, juntamente com diversos outros fatores bem conhecidos para risco cardíaco, como estilo de vida, dieta geral, diabetes e histórico familiar, o consumo elevado de nozes e castanhas estava ligado a um menor risco de FA e de insuficiência cardíaca.
Especificamente, o risco da arritmia cardíaca era 3% menor naqueles que comiam nozes e castanhas uma a três vezes ao mês; 12% menor naqueles que comiam nozes e castanhas uma a duas vezes por semana; e 18% menor naqueles que comiam nozes e castanhas três ou mais vezes por semana, relatou o grupo de Larsson.
Segundo o estudo publicado on-line em 17 de abril no periódico Heart, o consumo semanal moderado de nozes e castanhas também foi associado a um risco 20% menor de insuficiência cardíaca.
Em geral, o “consumo de nozes e castanhas, ou fatores associados a este comportamento nutricional, podem desempenhar um papel na redução do risco de fibrilação atrial e, possivelmente, de insuficiência cardíaca”, concluíram os pesquisadores.
Os autores do estudo explicaram que nozes e castanhas são ricas em gorduras saudáveis, minerais e antioxidantes.
Contudo, faço uma advertência nutricional: Eu alertaria meus pacientes a não comerem nozes e castanhas salgadas, especialmente no caso de pessoas com hipertensão arterial ou histórico de insuficiência cardíaca.